.

Saiba como a Taxa Selic afeta seus investimentos



Você sabia que a alteração da Taxa Selic pode afetar a rentabilidade dos seus investimentos?

O Copom está reduzindo a Taxa Selic continuamente nas últimas reuniões, mas o que isso tem a ver com os seus investimentos?

Analisando de forma simples, quanto menor a Taxa Selic, menor será a rentabilidade oferecida pelos bancos em alguns fundos de renda fixa e nos títulos do Tesouro Direto. Podemos dizer que o inverso também é verdadeiro.

Se você investe seu suado dinheirinho em fundos de renda fixa pós-fixado, fique sabendo que quanto maior for o corte da Taxa Selic, menor será a rentabilidade que você receberá daqui pra frente. Fique atento também à taxa de administração cobrada pelo gestor do fundo, normalmente, taxas acima de 2% já podem ser consideradas muito altas e reduzem ainda mais a rentabilidade.

Por outro lado, a queda da Taxa de juros diminui a atratividade de fundos de renda fixa e faz com que alguns investidores mais agressivos, migrem o dinheiro para o mercado de ações. Não é uma regra, mas é comum verificarmos uma alta no Ibovespa quando a Taxa Selic sofre redução.

E como escolher o investimento?
A escolha do investimento é algo muito pessoal e não é minha intenção indicar qual o melhor investimento, entretanto, é bom saber que caso haja uma perspectiva de queda na Selic, os fundos de renda fixa pré-fixados são mais atraentes, pois garantem uma rentabilidade fixa independente da movimentação da taxa básica de juros. Caso a perspectiva seja de alta na taxa de juros, os fundos de renda fixa pós-fixados serão mais atrativos.

Ainda tem dúvidas, deixe seu comentário neste post e faça sua pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário